Todos os paraenses estao abismados com o grau do preconceito que se instalou sobre os manauaras para com os paraenses. Rivalidades regionais existem, mais aqui no Norte a coisa é preucupante.
Na epoca da borracha, o pará foi mais rico que manaus; exemplo disto é o teatro da paz que supera com largura em tamanho o teatro amazonas de manaus. O pará foi travando uma serie de queda de braços com os manauaras e vancendo na maioria das vezes. Para completar, A federação internacional de futebol (FIFA) estabeleceu uma grande batalha entre os dois estados, os colocando em estado de competição fixo para ver quem sediaria uma das sub-sedes da copa de 2014.
Antes mesmo de competir, o pará jé era dado como campeao, pois tinha seu estadio praticamente pronto, uma malha viaria que precisava somente de ajustes, uma belissimo aeroporto, rede hoteleira 5 estrelas, acesso rodoviario, maritimo e areo a capital belem e uma serie de outros fatores. Mais quando chegou o grande dia do anuncio, quem saiu vencedora foi a capaital amazonense.
Para vencerem a batalha contra o pará, Manaus precisou premeter a FIFA que iria re-construir seu atual estadio o Vivaldo Lima que foi demolido, para construir uma modernissima arena futebolistica no valor de 500 bi (O estadio mais caro da copa). Alem do estadio manaus tamben prometeu um metro sub-terraneo no qual o quilometro custa quase 1 milhao de reais. Mais é como nós ,cabocos amazocos falamos: " Prometer é moleza, dificil é cumprir".
Aos nossos irmaos amazonidas: Belém jamais deixara de ser a metropole da amazonia!